Projeto OSHVET: a SST no ensino e formação profissionais

Image by OKNord from Pixabay

O projeto OSHVET da EU-OSHA tem por objetivo aumentar a sensibilização para a segurança e saúde no trabalho (SST) entre professores e estudantes do ensino e formação profissionais (EFP) e proporcionar informações práticas e recursos a nível regional e nacional em toda a UE, nos países membros da AECL e nos países candidatos.

Fazer passar as mensagens: parceiros pan-europeus e embaixadores nacionais

O projeto visa criar uma extensa rede, com base nas redes existentes dos pontos focais nacionais da EU-OSHA e das organizações parceiras europeias — a Associação Europeia dos Institutos de Formação Profissional (EVBB) e o Fórum Europeu do Ensino e Formação Técnicos e Profissionais (EfVET).

Em cada país, os embaixadores da OSHVET, nomeados pela EVBB e pelo EfVET com o apoio dos pontos focais nacionais, são responsáveis pela coordenação e promoção das atividades do projeto entre as respetivas redes e centros nacionais de ensino profissional. Estes embaixadores também informam a EU-OSHA sobre a implementação das atividades.

O projeto foi testado com êxito em seis países — Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Portugal e Espanha — antes de ser implantado de forma mais ampla.

Iniciativas OSHVET nacionais

Esta disponível apoio para as atividades OSHVET através da Ferramenta de Assistência dos Pontos Focais (FAST) da EU-OSHA. Os exemplos que se seguem ilustram o leque de iniciativas coordenadas pelos embaixadores da OSHVET e os pontos focais nacionais empreendidas no âmbito do projeto.

  • Em Portugal, um evento e um concurso de vídeos promoveu o movimento e o alongamento como forma de prevenir as LME.
  • Nos Países Baixos, especialistas levam aos estabelecimentos de ensino profissional de todo o país palestras subordinadas ao tema «Safe Working with Common Sense» (Trabalhar em Segurança com Senso Comum).
  • Na Bélgica, instrumentos como o OiRA e o Napo para professores são promovidos através de redes de ensino profissional e está na calha um plano para um projeto de sensibilização para o Roteiro sobre os agentes cancerígenos.