A consolidação e coordenação de estratégias nacionais é o primeiro de sete objetivos estratégicos chave previstos no Quadro estratégico da UE para a saúde e segurança no trabalho 2014-2020. Neste contexto, a Comissão Europeia convidou os Estados-Membros a rever as suas estratégias nacionais em consulta com as partes interessadas relevantes, incluindo os parceiros sociais.
Com a ajuda dos «pontos de contacto para estratégias nacionais», criados ao abrigo do quadro estratégico, a EU-OSHA recolheu informação e compilou um relatório sobre estratégias nacionais. Este relatório inclui atualmente as estratégias nacionais em matéria de SST de 25 Estados-Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia. Serão regularmente incluídas neste relatório as novas estratégias nacionais em matéria de SST.
Declaração de exoneração de responsabilidade relativa ao Brexit As publicações e outros conteúdos dos sítios Web criados antes de 1 de fevereiro de 2020 referem-se a períodos em que o Reino Unido era Estado-Membro e, por conseguinte, continuam a ser pertinentes.