A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho é uma organização que trabalha em rede, com um "ponto focal" em cada Estado-Membro, bem como nos países da Associação Europeia do Comércio Livre (AECL) e nos países candidatos e países potencialmente candidatos. O trabalho em rede oferece à EU-OSHA maiores possibilidade de sucesso na criação de locais de trabalho mais saudáveis, seguros e produtivos, ao permitir uma maior partilha de informação.
Designados pelos Governos nacionais como representantes oficiais da EU-OSHA a nível nacional, os pontos focais, geralmente a autoridade nacional competente da saúde e segurança no trabalho, são os principais contribuidores para a implementação dos programas de trabalho da EU-OSHA.
Cada ponto focal gere a sua própria rede tripartida integrada por entidades públicas e representantes de organizações de trabalhadores e organizações de empregadores. Esta rede contribui para o trabalho da EU-OSHA, constituindo, ao mesmo tempo, um mecanismo para a difusão de produtos e informação aos parceiros nacionais. Além disso, os pontos focais participam activamente na planificação e implementação das campanhas da EU-OSHA, e são eles que designam os peritos nacionais que participam nos grupos de trabalho e seminários da Agência.