Ao longo de 2019, a EU-OSHA celebra 25 anos de trabalho conjunto para tornar os locais de trabalho da Europa mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos. Aqui, encontrará todas as informações sobre o 25.º aniversário da fundação da EU-OSHA.
A EU-OSHA torna-se parte do projeto europeu
A segurança e a saúde no trabalho (SST) estão no centro do projeto europeu desde o início, com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. O principal marco da SST na UE em desenvolvimento foi a publicação da Diretiva-Quadro (89/391/CEE) em 1989, que estabeleceu os princípios comuns e colocou a avaliação de riscos no centro da legislação SST. No início dos anos 90, ocorriam mais de quatro milhões de acidentes de trabalho todos os anos na Europa, dos quais oito mil eram mortais. Em resposta a estes números chocantes, a Comissão Europeia declarou 1992 o Ano Europeu da Segurança e Saúde no Trabalho. Esta iniciativa preparou o cenário para a fundação da EU-OSHA em 1994, e o resto é história.
O que pode reservar o futuro?
Os últimos 25 anos foram uma época de mudanças significativas no mundo do trabalho e de mudanças sem precedentes na UE. O futuro é incerto, mas está destinado a trazer novos desafios como resultado da evolução da tecnologia, das pressões políticas e sociais e das mudanças na economia, na demografia e na própria UE. As fortes relações da EU-OSHA com todos os seus parceiros - a Comissão Europeia, os pontos focais nacionais, os parceiros sociais, os parceiros da campanha e as partes interessadas - constituirão um importante fator para enfrentar estes desafios.
Independentemente do que o futuro nos traga, a EU-OSHA e os seus parceiros continuarão a envidar esforços para tornar a Europa um local mais seguro, saudável e produtivo para trabalhar.